quinta-feira, 7 de junho de 2012

Brigitte Bardot envia carta à Presidente Dilma




A atriz francesa Brigitte Bardot – reconhecida defensora dos animais – enviou nesta semana uma carta à presidente do Brasil, Dilma Rousseff, pedindo o fim do que considera um "genocídio de jegues" que são criados no Nordeste do Brasil e exportados à China para serem abatidos e utilizados na indústria cosmética.

"Eu, que tanto amei o Brasil na minha passagem por Búzios, fico triste em ver que esse país colabora com a China para matar, a cada ano, 300 mil jegues", escreveu Bardot, que criou uma associação protetora de animais com seu nome.

Bardot diz ainda que esse cenário não pode persistir. "Como presidente, mulher e ser humano, a senhora não pode aceitar esta mancha na imagem do Brasil", diz a carta dirigida à Dilma Roussef. A associação francesa One Voice, que também pede às autoridades brasileiras que acabem com o comércio de jegues, confirmou essa semana à Agência Efe que o Brasil e a China assinaram em fevereiro um contrato para a exportação desses animais. A China abate atualmente 1,5 milhão de jegues.

Em junho de 2011, um grupo de empresários chineses percorreu o Nordeste, da Bahia até o Rio Grande do Norte, conversando com fazendeiros e políticos. Aos políticos locais, o grupo propôs um programa de garantia de compra dos burros a preços de mercado, envolvendo até linhas de crédito, por meio de um sistema batizado de Projegue.

No Nordeste, o animal – também conhecido por burro ou asno -- é encontrado em abundância. Para produtores, além de movimentar a economia local, as vendas para a China prometem resolver o problema de excesso de oferta de jegues na região.

Com as facilidades de financiamento, houve um crescimento muito grande do uso de motos para o transporte local e os jegues, antes usados nesta função, estão perdendo espaço para a concorrência e sendo abandonados às margens das rodovias.

Segue abaixo a carta enviada pela ex-atriz. Caso queira conferir a versão original acesse: http://www.fondationbrigittebardot.fr/international/animaux-domestiques/actualites/anes-du-bresil-exportes-en-chine

************************************************************************************************************

Carta aberta à Senhora Dilma Roussef
Presidente da Republica Federativa do Brasil

Excelentíssima Senhora Presidente,
Escandaloso, (vou tornar esse fato mundial) chegou ao meu conhecimento que seu país está se conduzindo de maneira vergonhosa e inadmissível no projeto em andamento que criará jegues para abate e envio à China para que estes se transformem em alimento e matéria prima para cosméticos: Um verdadeiro genocídio animal dos jumentinhos brasileiros!

Eu que tanto amei o Brasil deixando um traçado marcante em minha passagem por Búzios. Estou passada, revoltada em ver esse país colaborar com a China para matar 300.000 jegues explorados pelo homem que deveria deixa-los em paz.

Vossa excelência não pode como Presidente da Republica, mulher e ser humano aceitar essa barbaridade, esse retrocesso que manchará profundamente a imagem do Brasil.
Em vossa alma e consciência eu vos suplico em por um fim a essa barbaridade:

Gandhi disse: " Julga-se uma nação pelo modo que esta trata os animais."

Conto infinitamente com vossa excelência, coloco todas as minhas esperanças em suas mãos e no amor que nutro por vosso país.

Brigitte Bardot
Presidente da Fundação Brigitte Bardot
24 de maio de 2012


Um comentário:

  1. Coitadinhos dos jegues, infelizmente duvido q a Dilma vá se mobilizar a favor dos animais, a menos q eles pudessem votar...

    ResponderExcluir