quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ativistas agredidos no rodeio de Quatro Barras - PR



"No sábado, 16 de junho, ativistas foram vítimas de agressão durante uma manifestação pacífica contra o uso de animais em rodeios, realizado pelo grupo Onca.

A manifestação iniciou às 18h30 e cerca de meia hora após, um grupo saído de dentro da área do rodeio, todos vestidos “a caráter”, iniciou uma agressão repentina, sem qualquer aviso, contra os manifestantes.



“Chama os peão tudinho e vamos tirar todo mundo daqui… e pode pegá essa bandeira aí!”. Com essa ordem, dada por um dos agressores (identificados todos como sendo da organização do rodeio), outros indivíduos que o acompanhavam partiram também para a violência contra os ativistas, tentando agarrar uma das faixas que dizia: “Tortura não é diversão”.

A “bandeira” a que o líder dos agressores se referia era justamente a faixa. E durante o ataque, prosseguiu na ordem para que aos aliados a tirassem à toda força das mãos dos manifestantes, repetindo aos outros “caubóis”: “Pode pegá, pode pegá, pode pegá!”. Ele próprio torceu o braço de uma das manifestantes para que soltasse a faixa. “Achei que ele fosse quebrar o meu braço”, disse após o ocorrido, a ativista Fernanda.

Outros manifestantes foram ao socorro, quando um dos cartazes também acabou sendo amassado. Mas a agressão somente teve fim com a intervenção de agentes de segurança locais, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da segurança geral do evento, que reconheceu a liberdade de expressão ao grupo.

Uma senhora que estava com uma barraquinha montada em frente, começou a desmontar a estrutura, dizendo: “Vou sair daqui, essa gente do rodeio é violenta”. E saiu do local.

Além de vizinhos e do público que testemunharam a cena, o jornalista Adilson Santos, do Jornal União estava também presente no momento, fazendo o registro de primeira mão ao jornal.

A ação dos ativistas, no entanto, continuou e enfrentou também o frio invernal, até as 23h30, quando já o movimento na entrada do local também cessou. Até mesmo um dos presentes do público, com seu chapéu típico, se disse admirado com o trabalho do grupo e também colaborou segurando um dos cartazes.

A manifestação, de filosofia pacífica, não criticava a realização da festa, com as músicas, danças, apresentações de artistas, o parque de diversões e os outros elementos do evento, mas unicamente o uso de animais na prática dos rodeios.

O grupo Onca (www.onca.net.br) é um grupo pacifista, totalmente voluntário que divulga a Libertação Animal (ou seja, o fim da exploração animal) e o veganismo (o respeito a toda forma de vida, humana ou não-humana)."

Confira o vídeo abaixo, e percebam também que, além do ato gratuito de violência durante uma manifestação pacífica, se a segurança do local quisesse, poderia ter agido muito antes, pois assistia a toda a movimentação.



Um comentário:

  1. Para quem habitualmente tortura animais indefesos, dissipar uma manifestação assim, "na porrada", é decerto coisa tranqüila...
    GK

    ResponderExcluir