domingo, 28 de outubro de 2012

Almôndegas assadas com molho de tomate



Ingredientes:
- 1 xícara de proteína de soja escura
- 3/4 xícara de farinha de trigo
- 1/4 xícara de flocos de aveia
- 1 colher de sobremesa de farinha de linhaça
- 3 colheres de sobremesa de água filtrada
- 3 cebolas de conserva crua
- 4 dentes de alho
- 2 tomates
- molho shoyo
- salsinha
- orégano
- sal
- azeite de oliva
- 1 colher de sobremesa de creme de soja (opcional)


Modo de preparo:

Esta receita está dividida em duas partes: as almôndegas e o molho que irá acompanhar o prato. Então começaremos com as almôndegas.

Coloque a proteína de soja em uma tigela e cubra com água fervente (aqui iremos hidratar a soja, e cerca de 10 minutos é suficiente). Enquanto a soja hidrata pegue uma tigela grande e adicione os seguintes ingredientes:  farinha de trigo, farinha de linhaça, flocos de aveia, 2 cebolas picadas, 2 dentes de alhos bem picados (a cebola e o alho podem ser picados no processador), 1 tomate picado em cubo, molho shoyo, água filtrada, salsinha picada e o orégano (o molho shoyo,a salsinha e o orégano são a gosto). Não precisar misturar os ingredientes na tigela, apenas reserve. Quando a soja estiver hidratada, coloque-a em um coador grande e com uma colher vá apertando para que saia toda água absorvida pela proteína. Após isto coloque a soja na tigela com os outros ingredientes, adicione sal e um pouco de azeite.

Com todos os ingredientes na tigela, misture tudo, até que toda farinha tenha sido absorvida pelos outros ingredientes. Unte uma assadeira com óleo de soja. Passe um pouco de farinha em suas mãos e com uma colher de sopa vá pegando pedaços da mistura e formando bolinhos (não se preocupe em formar bolinhas bem redondas, apenas forme um bolinho e disponha na assadeira). Após formar todos os bolinhos, leve ao forno pré-aquecido e deixe assar por 35 minutos em temperatura de 200 graus. Pronto, a almôndega está pronta; agora vamos preparar o molho

Leve para o processador, 1 tomate cortado em 4 partes, 1 cebola, 2 dentes de alho, salsinha, sal e azeite. Bata até formar um molho, e leve para a panela. Adicione um pouco de água já fervida e cozinhe o molho até a água toda evaporar. Se quiser adicione uma colher de sobremesa de creme de soja e mexa para que o creme seja absorvido pelo molho.

Observações:
- Não adicione muito sal no preparo das almôndegas, já que o molho shoyo já é salgado. Coloque o sal apenas em cima da soja, mas apenas um pouco, cerca de uma colher de chá. A mesma dica vale para o molho; experimente e vá adicionando sal se necessário.

- Quando você estiver formando os bolinhos, verá que eles estarão bem úmidos e com isto existe a dificuldade para a formação de bolinhas bem redondas; mas não se preocupe com isto. Apenas forme bolinhos caseiros que ficarão bem gostosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário