quarta-feira, 26 de julho de 2017

AFINAL, PARA QUE SERVEM OS ANIMAIS?

Além de escrever aqui no blog e na página, também sou professora de anos iniciais e, sempre que o final da semana se aproxima, reúno alguns materiais para auxiliar no planejamento das aulas da semana seguinte.

Eis que abro uma apostila para verificar alguns conceitos para uma aula de Ciências e me deparo com a atividade que vocês estão vendo na imagem. Como assim? Aproveitamento dos animais? O que podemos aproveitar de cada animal? Indignação é pouco.

Resolvi olhar para o espaço das respostas abaixo da imagem de cada um dos animais e me deparo com as respostas esperadas: carne, ovos, leite, lã, transporte... Até quando esses conceitos vão perpetuar?



Lembro que, há alguns anos, trabalhei  com uma professora que ja estava quase se aposentando e adorava trabalhar o tema " animais " desta forma preconceituosa e discriminatória. Certa vez tivemos uma reunião dentro de sua sala e quando começo o olhar ao redor,  vejo inúmeros cartazes com o tema "Para que servem os animais?" e outros ainda, cada um com um título : carne, transporte, leite, e a figura dos animais que se adequassem, colada no respectivo espaço. Naquele momento, refleti  sobre as demais atitudes daquela profissional: sempre tão questionadora, crítica, amorosa com seus alunos, defensora dos mais frágeis, e percebi com muita tristeza o quanto alguns conceitos estão profundamente enraizados em nossa sociedade.

Precisamos rever nossas atitudes, nossos conceitos, e ensinar a nossos filhos, sobrinhos, netos e alunos que os animais existem para seus próprios propósitos. Não nasceram para satisfazer nossas vontades ou suprir nossas necessidades. Nasceram para si, para seus grupos e famílias, para viver em paz e livres destes conceitos que os escravizam e emburrecem a humanidade.

Faça sua parte. Seja vegano.

#govegan
#veganistas
#porumaeducacaolibertadora
#direitosdosanimais

Nenhum comentário:

Postar um comentário