quarta-feira, 11 de julho de 2012

O mundo chora a morte do cão Lennox


Via ANDA
A prefeitura de Belfast confirmou hoje (11) através de sua página oficial que Lennox foi “humanamente” sacrificado. Eles o chamam de um tipo ilegal de pit bull terrier, quando na verdade ele era uma mistura de labrador e buldogue americano. A nota tenta justificar que o cruel assassinato estava de acordo com a ordem da corte do condado, que foi afirmada pela Corte de Apelações da Irlanda do Norte.
A nota também informa o seguinte: “enquanto há um tentativa de salvar cachorros desta raça (pit-bull terrier), não há medidas cabíveis que poderiam ser aplicadas neste caso, que tocariam no problema da segurança pública. O especialista da prefeitura descreveu o cachorro como um dos mais imprevisíveis e perigosos que ele já conheceu.
Nos últimos dois anos, os oficiais da prefeitura foram sujeitos a uma campanha de abuso incluindo ameaças de violência e ameaças de morte. A prefeitura está trabalhando com a polícia em relação a este assunto. A prefeitura lamenta que esta situação tenha sido necessária, mas enfatiza que a segurança do público é prioridade.


A tutora de Lennox, Caroline Barnes, disse que sua filha Brooke não foi autorizada a dizer adeus. “Nós dissemos à Brooke que, mesmo que não ganhássemos o caso, nós ainda poderíamos ver Lennox, tirar pelo menos uma última foto com ele e dizer adeus. Dizer a ela que isso não será possível está sendo muito injusto.” O corpo de Lennox não será enviado à família, que receberá apenas algumas cinzas.
O jornal Examiner informou que pessoas que ligaram para a prefeitura de Belfast foram tratadas com desdém, e que os funcionários estão fazendo barulhos de animais do outro lado da linha e rindo.
Lennox foi sacrificado na manhã de quarta-feira após o prazo legal para apelações ter terminado na meia-noite de terça-feira. A petição conseguiu 200 mil assinaturas, e as pessoas estão revoltadas com a decisão.
Repercussão no Brasil
Acompanhamos o caso de Lennox desde o início, fomentando o apoio de ativistas e da sociedade em geral a favor de sua libertação. Em função dessa dedicada cobertura, grande parte da mobilização mundial a favor de Lennox foi composta por um público brasileiro de milhares de pessoas, que incansavelmente enviaram suas mensagens apelando às autoridades irlandesas que libertassem Lennox. Com isso, ficou claro que boa parcela da nação brasileira não se une apenas para comemorar um gol durante uma partida de futebol.
O Presidente da Frente Parlamentar de Defesa Dos Animais do Congresso Nacional, deputado Ricardo Izar, declarou sua profunda indignação e tristeza diante do sacrifício de Lennox: “Lamento profundamente a decisão do Governo de Belfast, Irlanda do Norte, que sacrificou na manhã de hoje o cão Lennox pela alegação de se tratar de um animal perigoso. Protetores de diversos países estiveram unidos na tentativa de sensibilizar o governo de Belfast para libertar o Lennox e permitir que ele fosse adotado por alguma ONG de proteção ou liberto para retornar ao seu lar. Mas, infelizmente, a dureza de alguns corações que não foram sensibilizados permitiu que fosse cometida esta atrocidade. Apesar da indignação, desejo que este caso sirva de exemplo do que não podemos permitir em nosso país! E que a cada dia os governos dos países despertem sobre sua responsabilidade de proteger os animais com leis mais efetivas e não o contrário. Embora triste e decepcionado com a atitude em Belfast, lembro neste momento da frase de Leonardo da Vinci: ‘Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais. E neste dia todo crime cometido contra um animal será um crime contra a humanidade’ ”, afirmou o deputado.
Lennox: um retrato de tantos outros
A triste história de Lennox infelizmente não é um caso isolado. Lennox era, e continurá sendo, o retrato do sofrimento e da angústia vividos por milhares de animais ao redor do mundo, vítimas do preconceito, de exploração e da crueldade humana.

2 comentários:

  1. Às vezes resta-nos ter vergonha de sermos humanos.
    GK

    ResponderExcluir
  2. TEM TANTOS SERS HUMANOS QUE MERECEM A MORTE;MAS PREFEREM MATAR UM SER IMRRACIONAL QUE NEM SABIA PORQUE ESTAVA MORRENDO SO DEUS PARA TER PIEDADE DESTES FDP ..........

    ResponderExcluir