quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Resposta a Gary Yourofsky???????


Vi, na noite de hoje, esta palestra que tem como título "Resposta ao vegan Gary Yourofsky".
Para quem não sabe, Gary é um ativista conhecido mundialmente e já postei um dos vídeos dele aqui no blog. (Clique aqui para ver a palestra de Gary Yourofsky)

Enfim, esperava desta outra alguns argumentos de verdade, mas pessoalmente falando, ele só critica e não apresenta nenhuma resposta que condiz com o título do vídeo.

Entendo que, assim como ele, várias pessoas não concordam com muitas coisas que estão no vídeo do Gary. No entanto, deixo aqui minha opinião com relação as suas respostas a Gary Yourofsky:

1.Ele (Gary) não mostra o vídeo do início da palestra para que as pessoas pensem sobre questões de saneamento, ou se o que estão comendo faz bem ou não a saúde do ser humano; ele expõe o vídeo para que possamos refletir sobre a dor gratuita que o ser humano causa a outras espécies visando apenas seu prazer e conforto;

2. Com relação às propagandas que o guri aí do vídeo defende posso citar o exemplo do cigarro: também mostram pessoas felizes, livres, mas ao final, os rótulos e fechamentos de propagandas advertem sobre o prejuízo do consumo do produto – você não vê o Ronald McDonald mostrando animais sendo abatidos ou advertências ao final de cada campanha do McLanche “Feliz”;

3. Sobre a escravidão camuflada e o abuso empresas como Nike, Marisa, C&A, Apple, etc: o veganismo é contra qualquer tipo de abuso, seja ele cometido contra animais humanos ou não – não compro produtos da China e abomino estes tipos de marca – sempre amei usar tênis AllStar, mas depois que soube que a Nike havia comprado a marca, opto por outros tênis que, até onde sei, são livres de crueldade;

4. E não, não é natural consumir violência e morte: se não vivemos em um mundo melhor e pacífico é porque algumas pessoas pensam que suas atitudes não vão mudar o mundo sozinhas. Como disse Gandhi: “Seja a mudança que deseja ver no mundo”. Como Gary mesmo diz na palestra, se é tão natural, o ser humano deveria sair por aí com suas afiadas garras e presas caçando ao “natural”; e outra, comparar a caça de leões que não se preocupam com a dor de suas presas ao modo que os seres humanos usam para consumir carne é, no mínimo, patético;

5. – “Agora começou a mentir de verdade”- Ah! E aquela pausa aos nove minutos foi para buscar informações via Google para tentar desmentir informações biológicas sobre o consumo de carne do homem? Argumentos precisam ser bem fundamentados – o homem, desde os primórdios, NUNCA foi um caçador na natureza; ele se alimentava de plantas e, quando não encontrava alimentos suficientes, alimentava-se de restos de animais mortos que verdadeiros predadores haviam caçado anteriormente. Sem contar que os falados chipanzés da resposta do vídeo provavelmente não patrocinam rodeios, não reproduzem gado para abate, entre outras atitudes insanas do ser humano dito racional...

Antes de fechar, uma observação sobre a asma: não tenho estudos científicos e nem a arrogância do tiozinho do vídeo, mas tenho duas pessoas em minha família que tem asma e relatam que tiveram melhoras incríveis depois de abandonar o consumo de carne. E, sim, claro, Gary Yourofsky é extremamente "filho da mãe e desonesto" por defender seres que não conseguem fazê-lo por si próprios, por já ter sido preso dezenas de vezes por libertar vários animais e evitar mortes e sofrimentos alheios. Nossa, ele devia mesmo ser punido pela justiça divina!!!

Poderia continuar aqui falando de todas as respostas deste vídeo, que não convencem ninguém, muito menos veganos que possuem informação suficiente para rebatê-las. Mas fecho minha postagem de hoje com uma observação e uma pergunta:

O cara quer mesmo rebater argumentos veganos colocando links da Wikipédia? Tenha dó...

Um comentário:

  1. O que eu acho mais deplorável nas pessoas que tentam contra argumentar o vegetarianismo/veganismo é tentar justificar esse modo de vida ou ativismo com algum erro.

    “Vc não come carne, mas usa gasolina”, “vc não bebe leite, mas usa Nike”.

    Quem lhe garante que o indivíduo usa carro e não bicicleta? Quem lhe garante que ele realmente veste marcas que escravizam seres humanos? No mais, nós já ocupamos um lugar no espaço, modificando e transitando pelo território de inúmeras outras espécies ao longo da evolução; isso já não basta? Precisamos ainda assim, tortura-los e comê-los, podendo hoje ter outra alternativa?
    Carnívoros usam a velha mania de tentar culpar um vegano por algo comum dentro da sociedade, sem saber de fato se o vegano é a favor ou faz aquilo que ele aponta. Talvez seja, uma tentativa desesperada de comer uma vitela sem “mea culpa” rs. Cada indivíduo é diferente, mas se uma pessoa absteve-se de comer tudo de origem animal devido aos maus tratos, a matança, ao impacto ambiental, a fome no planeta ou seja lá o que for...Você não acha que ele está somente preocupado com as vaquinhas, ne? Pessoas que optam por esse tipo de ativismo ou estilo, possuem um respeito imenso pela vida no geral.

    Cada pessoa escolhe uma vertente de ativismo ou várias, mas eu posso lhes garantir que a maioria dos veganos, amish, vegetarianos, budistas, bicho grilo...Possuem muito mais respeito pela vida num Todo, do que a maioria das pessoas comuns que encontramos no dia-dia. Aí me vem um sujeito escrever que quem não come carne, não deveria usar Apple!?! Legal, eu vou iluminar a cabeça desse cidadão lembrando que a maioria das pessoas que optam por esses estilos de vida holísticos estão cagando pra Apple e no ruim de tudo, eu pergunto: quem obriga o homem neo- escravizado a trabalhar na Apple? Na maioria das vezes as pessoas aceitam a oferta de trabalho sabendo das condições dessa oferta. Mas eu tenho quase que 99% de certeza que não é um vegano que está escravizando um chinês para fabricar Apple, Nike...Enfim, vocês já ouviram falar em boicote, ne? Sabe quais são as pessoas que mais boicotam esse sistema opressor no geral? Ativistas, veganos, vegetarianos, budistas, bichos grilos, bosquímanos, duende e cacete rsr. Bom, eu pergunto: uma vaca sabe da condição de oferta de um matadouro? Ela tem escolha? Podem acreditar que quem está imbuído na vertente vegana, também é fã de Jacques Fresco, de Foster Gamble e anseia por mudanças num todo, desde o seu interior, até as mudanças sociais e trabalhistas. E não falo apenas por mim, mas por várias pessoas que conheço...Óbvio que existem dezenas de exceções. Tem vegano assassino, adúltero, pedófilo etc. Como tem carnívoros altruístas, bons, justos, mas que estão dentro do ciclo vicioso da carne por falta de conhecimento, por tradição, por religião, por gosto e vício pelo sabor...Não quero discutir a psique humana, mas em termos comportamentais e tendenciosos, é notório a diferença de um vegano para um milico, por exemplo! É justamente isso que deve ser discutido, em condições normais, a probabilidade daquela pessoa que se coloca na condição de outro ser, cometer o mal, é muito menor do que daquelas que estão pouco se lixando para os animais ou para a vida do homem no geral.

    Por fim, eu faço das palavras de um internauta para finalizar: “acredito que não há argumentos contra o fato de que a alimentação Vegana é boa para a saúde, independentemente de podermos digerir carne ou não. Há imensos estudos científicos que apontam para isso. Existe, entretanto, o argumento ÉTICO que é irrefutável! A minha liberdade acaba onde a liberdade do outro começa. Se o outro for um animal, então ao comê-lo sem necessidade estamos desrespeitando sua liberdade e sua vida”. Simples assim!

    ResponderExcluir