domingo, 7 de agosto de 2011

Escola usa pintinhos como instrumentos de "aprendizagem" e avaliação

Recebi a comunicação abaixo do Instituto Nina Rosa. Para quem ainda tiver alguma dúvida sobre a procedência da informação, clique aqui e verifique o próprio site da escola, confirmando a notícia.

"Amigos dos animais,

Se você também não concorda, manifeste-se eviando um email para os endereços abaixo. Se preferir, use a carta modelo.
Gratidão pelos animais.
Nina"

ademar@escolaatuacao.com.br
cris@escolaatuacao.com.br
mari@escolaatuacao.com.br
danielei@escolaatuacao.com.br
analucia@escolaatuacao.com.br
franciele@escolaatuacao.com.br


À
Escola Atuação

O senhor Ademar, mantenedor do estabelecimento de ensino, confirmou que essa escola vem realizando experiência com animais vivos (pintinhos), no denominado projeto “Sou responsável pelo meu corpo e pela minha vida”.

A experiência consiste na entrega (que já aconteceu) de 150 pintinhos para alunos de 7 e 8 séries com intuito de mostrar a esses alunos como é cuidar de um bebê.

Os pintinhos permanecem com os alunos durante 2 semanas, sendo transportados diariamente de casa para escola e vice versa e, ao final da experiência, o aluno será avaliado em 3 diferentes matérias.

Soubemos que alguns pais de alunos, além de não concordarem com a experiência, alegam a impossibilidade de ficar com o pintinho em casa durante a experiência uma vez que já possuem outros animais como gatos e cachorros, que obviamente colocam sua vida em risco, e, não possuem local adequado para atender suas necessidades básicas como aquecimento, alimentação, local livre com terra para ciscarem e se espojarem como requer sua espécie.

No entanto, estão sendo explorados como cobaias nessa experiência, submetidos a estresse, em locais estranhos à sua natureza, dentro de apartamentos/ambientes fechados, sendo manipulados por crianças que, nessa experiência, aprendem a coisificá-los.

Propomos que, ao contrário, sejam ensinadas por meio do exemplo, a conhecerem e respeitarem a vida animal, experimentando assim o sentimento de ética e de compaixão.

Solicitamos a suspensão da utilização de animais nesse projeto, visando a defesa desses animais e a real educação das crianças, baseada em valores de uma cultura de paz e pedimos esclarecimentos sobre o destino desses animais.

Aguardando retorno com relação às suas providências.


NOME

CIDADE

ESTADO

Um comentário:

  1. Gostaria de pedir aos que estão inconformados com essa noticia que leiam, conheçam e apoiem o PL 477/10. Este PL está sofrendo uma forte pressão dos que vivem de fazer espetáculos com bichos, e que ganham a vida usando-os em apresentação de eventos de lançamento de prédios, e de grandes petshops que vivem da venda de silvestres, dos que fornecem pintinhos e peixinhos para serem dados como "lembracinhas vivas" e dos próprios petshops que querem continuar a lucrar com a venda de animais sem levar em conta o bem estar e o cumprimento das leis de proteção animal na cidade de SP. Inclusive o SINDILOJAS está promovendo uma campanha em que afirma que o PL será prejudicial para o segmento.

    VEJAM:
    http://www.robertotripoli.com.br/site/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=1&Itemid=37

    Apoiem o PL 477/10. Com a sua aprovação teremos uma lei para poder coibir esse tipo de atitude da escola em questão.

    Postem seus comentários de apoio ao PL 477/10 entrando neste link.

    http://www.robertotripoli.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=218:animais-nao-sao-brindes-diversao-e-nem-brinquedos-apoie-o-pl-47710-que-proibe-essas-praticas&catid=1:animais-noticias&Itemid=37

    ResponderExcluir