sexta-feira, 25 de maio de 2012

Salve Lennox - Prisão de cão gera mobilização


Nós que vivemos em uma sociedade livre nos sentimos seguros, porque obedecemos à lei, pagamos nossos impostos e não precisamos nos preocupar com oficiais do governo entrando em nossas casas e destruindo nossas famílias.
Mas não em Balfast, Irlanda do Norte, onde uma situação trágica aconteceu há mais de dois anos. Lennox, um cão mestiço de labrador com bulldog americano, foi confiscado da casa da família Barnes, por causa do “Dangerous Dogs Act” (DDA) (em português “Ato de Cães Perigosos”), e sentenciado à morte por causa de sua aparência física. De acordo com o Ato, se as medidas de um cachorros são semelhantes às medidas de “cachorros tipo pit bull”, o cachorro pode ser confiscado sem qualquer aviso, ou pagamento de multa, e sentenciado à morte (uma recente modificação estipula que precisa ser provado que o cachorro é perigoso). O Ato diz que que traços físicos ditam o comportamento do cachorro, o que contradiz o que é conhecido por todo especialista, veterinário, controle de animais, e associações médicas de emergência em todo o mundo – todos são contra esse tipo de lei.
Lennox nunca teve nenhum episódio de agressão, e nunca mostrou nenhum sinal de mau comportamento. Ele não era somente o cachorrinho da família, mas servia de cão de terapia e alma gêmea para uma garota com deficiência física, Brook Barnes, que agora tem 13 anos. Os tutores de Lennox sempre lhe ofereceram um lar seguro, e seguindo as leis, eles foi microchipado, castrado, teve seu DNA registrado, possuia seguro de saúde, e licença emitida pela prefeitura. A sua tutora, Caroline Barnes, uma enfermeira veterinária, fez tudo de acordo com a lei.
           Lennox vivia feliz com a família 
                   (Foto: Divulgação)
Mesmo assim, em 19 de maio de 2010, na cidade de Belfast, dois oficiais bateram na porta da casa da família Barnes com uma ordem de prisão para um cão, com endereço completamente errado. Não está claro que a visita foi um erro, ou por que o senhor Barnes renovou a licença de Lennox há pouco tempo. Depois dos oficiais tomarem chá e fumarem, eles mediram Lennox com uma fita métrica, e anunciaram que ele seria levado para a prisão, por causa de sua raça.
Isso foi há dois anos atrás. Desde então, uma petição com 127 mil assinaturas, apelos de especialista em comportamento e celebridades, e um crescente movimento “Boycott Belfast”, Lennox está sendo mantido pelas autoridades em um local secreto, e sua família está enfrentando uma disputa legal desesperadora por sua vida.
O caso é marcado por erros, inconsistências, e acusações de perjúrio. Dois especialistas, Sarah Fisher e David Ryan, apresentaram resultados em duas ocasiões, depois de estarem com Lennox. Ambos chegaram à conclusão que ele é amigável, e não representa nenhum perigo, e apresentaram os dados à corte em setembro de 2011.
Inexplicavelmente, o juiz não admitiu as avaliações, e em vez disso, se baseou na opinião de Peter Tallack, um oficial da polícia que cuida de cães, e apoiador do Ato, cujo papel no caso era de simples “reconhecedor de raças.” O juiz então disse que Lennox era “um acidente esperando para acontecer,” baseando sua sentença em algo que possa acontecer no futuro, e não em evidências de seu passado (Imaginem se uma pessoa fosse sentenciada por causa deste tipo de opinião!).

              Criança faz apelo para reaver 
            o grande amigo (Foto: Divulgação)
O caso foi rejulgado em janeiro de 2012, e o mesmo juiz não mudou sua sentença.
Victoria Stilwell, treinadora de cães e apresentadora do programa no canal Animal Planet, “It’s Me or the Dog”, tem demonstrado muito apoio a Lennox, escrevendo artigos e dando entrevistas sobre o caso. Ela também estudou os vídeos de Sarah Fisher, e simplesmente não consegue acreditar como um juiz aceitou as palavras de um oficial que não é um especialista em comportamento animal, em vez da opinião de dois profissionais. Victoria também está preocupada com o estado de saúde de Lennox.
Sua saúde está se cada vez pior por causa do estresse, e com base em fotos, ele mostra uma grande perda de pelo e feridas. Um apelo final foi marcado para o dia 24 de maio. Se for decidido que Lennox não pode voltar para casa, a defesa está pedindo que no mínimo Lennox possa ser adotado por alguém na República da Irlanda (onde não há a legislação de raças perigosas).
Enquanto isso, em algum lugar em Belfast, o cachorro tão amado pela família – um cão que nunca passou um dia de sua vida em um canil – permance trancado em um cela pequena e escura, cercado por serragem e fezes, uma vítima de uma política errônea, e alguns humanos que preferem vê-lo morto do que admitir que cometeram um erro. Isso sim, é um crime.
Como você pode ajudar:
- Visite as páginas no Facebook e saiba mais sobre a campanha –http://www.facebook.com/TheLennoxCampaign ehttp://www.facebook.com/FreeLennoxNoOlympicTorchforBelfast
- Siga @lennoxcampaign no Twitter e use a hashtag #SaveLennox
- Visite o blog em apoio à Lennox para saber mais sobre a história, e emails de políticos na Irlanda do Norte para os quais é possível enviar uma carta de reclamação – http://savelennox.com/
- Assine a petição contra a morte de Lennox – http://www.petitiononline.com/sl190510/petition.html
- Compartilhe essa história com outras pessoas, para que todos saibam como as leis baseadas apenas em raças são erradas. Com posse de informações corretas, todos podemos lutar contra os abusos de políticos baseados em preconceitos e erros. Este tipo de lei é temida por todos, e ninguém deseja que o mesmo aconteça com seu próprio animal o que está acontecendo com Lennox.

5 comentários:

  1. nao mate um inosente DEUS nao vai perduar voces tem muitos ser humano mas animal doque esti cachorro lenox

    ResponderExcluir
  2. É um crime o que estão fazendo contra o cão Lennox e a garotinha.
    Tem que mudar essa lei da Irlanda do Norte.

    ResponderExcluir
  3. Sou contra os Irlandeses por que eles estao cometendo um grande erro.
    Estao cometendo um grande crime em sacrificar o cao Lennox.
    Ele não é perigoso coisa nem uma, e sim um grande e fiél amigo daquela garotinha.
    E depois tem mais, a garotinha tem uma leve deficiência mental, se matarem o cãozinho, vai ser o mesmo que matar a garotinha.

    ResponderExcluir
  4. porfavor nao tem cabimento o que querem fazer com o probrezinho ja foi coprovado que ele nao e pitbu eu acho que os bixos nao tem culpa de ser trenado para atacar os dono que sao culpado

    ResponderExcluir
  5. sera que lennox vai morrer porque ele nao paga os impostos ele nao usa o posto de saúde ele nao p´recisa da policia que mundo é estes que nam os animais estao livres de corredores da morte hoooo ser humano mais ignorante

    ResponderExcluir