Na última segunda feira, 5 de setembro de 2011, dona Ana Maria Braga levou ao programa Mais Você o “chef Batista” para um “workshopping” sobre crustáceos. O vídeo pode ser assistido neste link: http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1672033-10345,00.html
O chef Batista ensinou com sua linguagem precária aos milhões de espectadores matinais da Globo inicialmente como limpar uma lagosta já morta e cozida. (“Nóis começa pela cabeça”). Aos 7 minutos e 20 segundos o tal chef anuncia o inconcebível: “bom, gente, tem uma outra maneira de preparar uma lagosta”.
Ele vai até o aquário, apanha uma das lagostas e avisa com orgulho: “Bom, a água está fervendo e ela tá viva”. Com um dos dedos, prende as patas do animal sobre a panela fumegante: “Se você solta isto aqui (as patas) antes de colocar na água ela vai tentar se soltar, então aqui ela tá presa”. O chef Batista então mergulha a lagosta, tampa a panela e anuncia que ela vai ficar quatro minutos agonizando na água fervente em rede nacional. E sai para preparar o molho à vinagrete.
O festival de horrores continua no “didático” site do programa:
Lagosta viva
3°- Espete um palito de churrasco no início da calda até a cabeça. Coloque a lagosta viva em uma panela com água fervente por três minutos. Com um pegador, retire a lagosta da água e deixe esfriar.
Dona Ana Maria Braga ou o chefe Batista gostariam de ser empalados vivos “no início da calda (sic) até a cabeça” e depois colocados vivos “na água fervente por três minutos”? Acho que não, pois isso é tortura. E crime federal. Eu sei que esse ritual de desumanidade acontece todos os dias em restaurantes espalhados por todo mundo. Mas mostrar isso ao vivo em horário matinal na emissora mais poderosa do país ultrapassa qualquer limite de decência humana.
PS: se você quiser se manifestar a respeito desse episódio, (com educação e racionalidade funciona melhor) este é o endereço do site Fale com a Globo: http://falecomaredeglobo.globo.com/
Mensagens diretas para o programa Mais Você: http://anamariabraga.globo.com/home/anamaria/faleconosco.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário