sábado, 25 de fevereiro de 2012

Criança não tem seus direitos respeitados como vegetariana em creche do Paraná

Este depoimento foi dado por Carla Amaral, em um compartilhamento de uma página vegetariana no Facebook. Repito aqui, algo que comentei com a mesma: deveria sim, entrar com uma ação contra a instituição e a prefeitura, além de divulgar esta história em diversos meios de comunicação para que as pessoas sejam forçadas a abrir um pouco suas mentes e aprenderem a respeitar os direitos e vontades do próximo. Confira abaixo o depoimento.

"Vegetarianos na escola e agora?

Olá mamães, gostaria de saber como vocês lidaram ou lidam com as crianças vegetarianas na escola.
Vou contar meu caso:
Eu sou vegetariana há 7 anos, tive uma gravidez super saudável, minha filha é vegetariana, a pediatra dela também.
Agora chegou a hora da escola. Ela está com ano e eu preciso trabalhar.
Como sou marinheira de primeira viajem, fiz a burrada de falar na escola que ela era alérgica a carne e eles exigiram um atestado. A escolinha é da prefeitura, e não pode levar seu próprio lanche. Na primeira semana de aula foi tudo bem, pois eles acreditavam que ela tinha uma doença e me exigiam o tal do atestado. Levei ela na pediatra, a médica conversou comigo, falou que é meu direito ser vegetariana e, um atestado atestando que minha filha tem acompanhamento médico, segue uma alimentação vegetariana, esta saudável.

Tentei explicar para diretora que havia falado da alergia por medo, entreguei o atestado e o que aconteceu? Na sexta minha filha voltou da escola com febre, diarréia e vomito com resquício de frango... Pois é, quando era doença tudo bem, mas se é filosofia de vida, por que respeitar?
Estou muito indignada... É por isso que o nosso Brasil não vai para frente. Eu errei no começo com a mentira, tentei concertar e foi o que professoras com 30 anos de experiência fizeram, passaram por cima da educação que dou em casa."

12 comentários:

  1. Infelizmente é muito complicado a mudança da rotina de uma creche, alimentação diferenciada somente é prevista na lei em caso de problemas de saúde e com atestado médico e renovado a cada 6 meses para acompanhar o estado de saúde da criança,referente a professora com 30 anos de experiencia ou com 03dias o que ela fez nada mas foi do que seguir ordens da direção e coordenação...professor não muda lei e nem tão pouco as regras impostas em creches nem em escola...mais tudo acaba sempre caindo nas costas dele.
    Referente a sua obrigação de mãe era ter notificado isso no ato da matricula e ter solicitado uma hora com, a direção para ver a possibilidade da creche esta adequando a alimentação ou vc estar enviando a alimentação do seu BB mas isso antes de ele estar lá,conhecer a escola a direção e o funcionários e obter informações sobre a rotina (alimentação,higiene etc) é direito dos pais.
    Tenha um ótimo domingo e uma excelente semana e boa sorte com esta situação...bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então explica pra nós uma coisa: antes, quando achavam que era doença a menina não estava recebendo carne na alimentação. Foi só falar que não tinha doença, que era questão ideológica enfiaram carne na comida da menina que aliás,passou mal, visto que nunca ingeriu carne antes.
      Pra mim, foi desrespeito mesmo, má vontade da escola.

      Excluir
    2. Acredito que "má vontade" não seja a expressão correta, mas sim falta de estrutura. Por não ser o tipo de alimentação da maioria, o pensamento deles é que, se não existe justificativa, porque tratar uma das crianças de forma diferenciada?
      Infelizmente uma alimentação sem carne ainda exige muita pesquisa, preparação, acompanhamento médico para que não falte nenhuma vitamina ou nutriente e acredito que para escolas publicas, infelizmente seja mais fácil seguir a dieta padrão do que preocupar-se com o bem-estar de quem escolheu não ingerir carne.
      Será um longo caminho, mas sinto que as coisas estão mudando e para melhor :D

      Excluir
  2. Acho que os pais tem o direito de mandar o lanche de casa.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Jônatan Paz deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Criança não tem seus direitos respeitados como veg...":

      Manda seu filhote de vaca levar um saco de feno e pastar enquanto os outros comem. Abraços. kkkk "

      Caro Jônatan,

      Vc acha mesmo que comentários como este trazem algum benefício ao mundo em que vivemos? Pessoas que pensam deste modo, que tem a mente fechada e sequer respeitam os direitos e vontades do próximo são um peso para o mundo. Pense nisso.

      Excluir
  4. Creche publica e um sistema feito para atender a maioria do publico e nao os desejos de poucos a nao ser que seja casos de deficiencia, o que nao seria neste caso. Nao esta contente entao mande para uma creche particular.
    No primeiro mundo se for creche publica eles ja mandam trazer o lanche de casa.

    No caso acima, dao a comida e se a crianca nao quiser comer as carnes entao que coloque de lado e nao coma.

    Daqui a pouco do jeito que brazileiro e e vai querer usar a mesma desculpa entao vai aparecer dizendo que por causa de religiao e crencas entre outras entao a crianca nao pode comer nada a nao ser vileta, bife de Kobe e caviar irianiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros Jônatan e anônimo de 4 de Março de 2012 e a todos os que são contra o vegetarianismo e vieram aqui a este blog para incomodar quem não os chamou, mas que obviamente não têm mais nada que fazer do que chatear quem escolheu a paz no prato:
      Graças a "poucos", ao longo dos tempos, é que "muitos" hoje têm direitos.
      Se não fosse por "poucos" lutarem pelo que é justo, ainda hoje os negros seriam considerados animais, as mulheres seriam consideradas seres desprovidos de alma e os cristãos seriam comidos por leões em arenas porque era um espetáculo que "muitos" adoravam e era normal e aceitável e até divertido, isto só para dar alguns exemplos do que as maiorias têm feito ao longo de muitas épocas.

      Os animais, com o tempo, também serão considerados seres que merecem viver tanto como qualquer um de nós, não para nos servir de repasto.

      Os direitos de cada um em ser como é, não pondo em risco mais ninguém, devem ser respeitados, incluindo os da crença individual, seja religiosa ou filosófica e os da criança que não pode escolher por ela mesma e que, pela mesma ordem de idéias, tanto pode ser "obrigada" a ser vegetariana ou "obrigada" a comer carne pelos seus pais/sociedade, e que tanto um como outro é válido, dependendo do que os pais acreditam, já que não podemos forçar ninguém a pensar como nós; o que não é válido é que uma pessoa que come carne diga que é errado não comer, ainda mais quando cada vez mais estudos apontam para os malefícios da carne para a saúde humana, o que se traduz no número cada vez maior de doenças relacionadas com o seu consumo como diversos tipos de câncer, doenças coronárias, níveis colesterol alto, diabetes tipo 2, entre muitas outras.

      Os direitos desta mãe devem ser respeitados, sim! Por exemplo, no meu caso, o meu filho já tem 7 anos mas eu sempre deixei claro na escola dele - pública - que somos vegetarianos e fui diversas vezes na escola para que ele se alimentasse bem. Isto foi respeitado algumas vezes, enquanto outras eles se esqueceram dele e ele chegou a casa com fome... felizmente já tem 7 anos e sabe distinguir quando come carne ou não e deixa a carne de lado ou então pura e simplesmente não come. Mas eles deixam também mandar lanche de casa, então aí o meu filho come melhor. Agora, vão-me dizer os senhores carnívoros que é bom deixar uma criança com fome na escola porque quer ter o direito de não se alimentar com cadáveres??? Ou porque é mau ser vegetariano??? Ou porque é bom ser carnívoro, talvez???? Fico indignada com respostas estúpidas e ignorantes quando as pessoas que são contra o vegetarianismo não fazem nada para se informar sobre o que é e quais os seus benefícios. O vegetarianismo está a crescer, amigos!!! Os vegetarianos vivem, em média, mais 10 anos do que os omnívoros. São mais saudáveis que os omnívoros. Isto significará o quê??? Que é saudável darmos carne aos nossos filhos se soubermos que lhes estaremos a diminuir a esperança de vida porque devemos aceitar pacificamente o que a maioria nos impôe??? ACORDEM!! Só para terminar: há uns anos, uma moça foi a um site de vegetarianos insultá-los, dizendo mais ou menos o mesmo que agora vocês estão dizendo. Passado uns anos, ela voltou lá ao mesmo site, pedindo desculpas, porque entretanto se tornou também ela vegetariana. Conclusão: a vida dá muitas voltas, amigos, mas nos encontraremos todos no mesmo lugar um dia! paz a todos, veg e não veg.

      Excluir
  5. De que lugar do Paraná a pediatra dela é? Estou a procura de uma pediatra vegetariana em Curitiba e não achei..

    ResponderExcluir
  6. a creche em que vou colocar minha filha é da prefeitura de Vitória-es e me pediu somente para escrever uma carta pedindo alimentação especial por motivo religioso-filosófico, para eles adequarem a dieta pra ela, mas eu ainda estou aqui inclusive pesquisando como redigir essa carta. parece que vai dar tudo ceto, se n der posto po aqui...

    ResponderExcluir
  7. a creche em que vou colocar minha filha é da prefeitura de Vitória-es e me pediu somente para escrever uma carta pedindo alimentação especial por motivo religioso-filosófico, para eles adequarem a dieta pra ela, mas eu ainda estou aqui inclusive pesquisando como redigir essa carta. parece que vai dar tudo ceto, se n der posto po aqui...

    ResponderExcluir
  8. http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7101 Recomendo lerem a respeito... as creches qe sao contra isso, podem facilmente, ser processadas, nao existe essa "ESTORIA" que hoje ja nao se fala mais estoria, mas eu continuo escrevendo ESTORIA, que so porque é minoria, tem que aceitar, os ADVENTISTAS, e JUDEUS, nao importa que concurso é, fazem as provas depois do POR DO SOL, direito garantido na CONSTITUIÇÃO, porque ? porque eles conhecem bem a CONSTITUIÇÃO. Da mesma forma, vegetarianos precisam se apoiar na LIBERDADE DE EXPRESSAO, PENSAMENTO, RELIGIAO, ja que tudo isso, pode envolver o vegetarianismo, exemplos, Essenismo, Adventismo, Hinduismo... todos sao religioes que nao aceitam a matança de animais.

    ResponderExcluir