quarta-feira, 31 de julho de 2013

O GRIND - A matança anual de milhares de baleias-piloto nas Ilhas Faroé

Estima-se que, no mínimo,  mil baleias-piloto sejam mortas anualmente durante o “Grind”. As Ilhas Faroé fazem isso encurralando grupos de baleias-piloto em migração, que viajam em grupos familiares, passando pelas ilhas em enseadas rasas. Uma vez identificadas, essas famílias de cetáceos são levadas para perto da costa, onde homens, mulheres e crianças de todas as idades aguardam com clavas, lanças, facas e tesouras, levando as baleias a uma morte lenta, deixando a água vermelha com o seu sangue inocente. Muitas vezes, nos meses de pico do verão, baleias-piloto grávidas também são encurraladas e sofrem ainda mais, com os fetos cortados fora de seus corpos e alinhados perto da costa, ao lado das centenas de outras vítimas.








Estes assassinatos em massa não são realizados por qualquer finalidade utilitária que não seja uma chamada “importância cultural” para a comunidade das Ilhas Faroé. De fato, após os moradores terem terminado de mutilar as baleias, mesmo que parte da carne seja utilizada para a alimentação da população local, muitos corpos são simplesmente descartados em uma vala comum, debaixo d’água, com total desrespeito pelo valor da vida. 

A baleia piloto está listada no Apêndice II da Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS), o que significa que a União Internacional para a Conservação da Natureza determinou que a espécie pode estar ameaçada de extinção, a menos que a caça seja completamente controlada. Com uma ampla gama de ameaças para as populações, desde sonares militares ao emaranhamento em redes de pesca, acredita-se que as populações podem enfrentar uma redução de 30% ao longo de três gerações.

Portanto, a Convenção sobre a Conservação da Vida Selvagem e os Habitats Naturais classifica a baleia-piloto como "estritamente protegida" no Apêndice II. Como as Ilhas Faroés não são um membro da União Europeia, eles continuam a ser um protetorado dinamarquês. Em outras palavras, mesmo que as Ilhas Faroé tenham seu auto-governo, a Dinamarca controla a polícia, a defesa, a política externa e a moeda. A principal razão para que as Ilhas Faroé se abstivesse de aderir à UE foi um esforço para impedir a UE de se intrometer nas suas políticas de pesca. A matança de cetáceos é ilegal na União Europeia.

Mas o castigo vem a "cavalo"...

As baleias-piloto, devido à sua posição na cadeia alimentar como um predador do vértice, são envenenadas por grandes quantidades de poluentes ambientais. A carne proveniente da matança contém altas quantidades de arsênio, cádmio, zinco, chumbo, mercúrio, cobre e selênio.

Em 2008, os médicos-chefes oficiais das Ilhas declararam que a carne de baleia-piloto contém muito mercúrio e outros contaminantes, que não são seguros para o consumo humano. O envenenamento por mercúrio foi encontrado entre os Islandeses, resultando em "danos ao desenvolvimento neural fetal, hipertensão arterial e imunidade diminuída em crianças, bem como o aumento das taxas da doença de Parkinson, problemas circulatórios e, possivelmente, a infertilidade em adultos".

Veja e saiba mais em:

A colheita negra

Fábrica de monstros

Sea Shepherd

Vídeo e mais fotos

Massacre filmado na manhã de ontem (30/07/2013)
http://www.youtube.com/watch?v=vquyta0lMyc


terça-feira, 30 de julho de 2013

Vacas saltam de alegria ao serem libertadas de fazenda leiteira

"Quem não é capaz de entender os olhares vazios do começo e a felicidade de se der direito digno à vida, jamais conhecera o significado de compaixão e respeito ao próximo, seja ele quem for! Não diferencia em nada para mim aquela vaca feliz e brincalhona do seu cachorro, do seu filho ou de mim na infância à beira mar! Viver é direito de todos!"

A alegria destes seres ao serem libertados não tem preço...

E depende de cada um de nós...